terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Um Pantanal dentro do peito

Livro da poeta Giselle Vianna, inspirado na cultura mato-grossense, será lançado em São Paulo pela Editora Patuá


poente

os distraídos pasmam
e os papagaios gritam
quando o fim se aproxima

o amarelo vai se avermelhando
no céu, no caju,
no meu coração pendurado
querendo cair de maduro

Campinas, nov 2014


A Editora Patuá lança, nesta quinta-feira (08), o livro "Pau-rodado" da poeta Giselle Vianna. A noite de autógrafos será no Patuscada Livraria Bar e Café, na Vila Madalena, a partir das 19 horas e contará com um sarau de poesia e música.

O livro é a conclusão de um projeto iniciado há nove anos pela autora, quando se mudou de  Campinas para Cuiabá e passou a incorporar aos seus textos o encantamento e a cultura regional da terra de Manoel de Barros.

"Pau-rodado" é uma expressão usada no Mato Grosso para caracterizar pessoas que migram constantemente, como as toras de madeira que rodavam rio abaixo no tempo das navegações fluviais.

Ao longo do livro, que se desenrola em seis capítulos, o leitor encontrará um universo de personagens de um centro pouco conhecido do Brasil. Pássaros como a biguatinga, o tuiuiú, a garça, o anu preto, o gavião-belo, o jacurutu, a arara e o martim-pescador estão presentes nos poemas ao lado da onça, do jacaré, do sinimbu, da cultura do siriri, da manga, do pequi, da bocaiúva e da farinha de mandioca, da paisagem dos rios, do cerrado, da floresta amazônica, onde há queimadas e desmatamentos mas também uma vida vigorosa que insiste sempre em nascer. "A vida é como picada que nasce em qualquer lugar", diz a música do compositor mato-grossense Guapo, que introduz a poesia de Giselle Vianna.

A transformação do tempo, da vida e dos sentimentos, expressa nos próprios ciclos da natureza, é o tema principal dos poemas, que unem o imaginário local e as questões universais através de uma linguagem que mistura tradição e experimentação estética.

Nas palavras de Vanderley Mendonça, que assina a orelha do livro, "Pau-rodado é a poesia com a força do corpo, a grandeza das florestas, distinta da selvageria da vida urbana. É preciso ser forte para dar corpo ao que se escreve, ir buscar a escrita onde gritam as palavras por sentidos novos. Há algo de cada um de nós nas lembranças, na dor, na melancolia dos lugares, nos seres das matas. Há algo no olhar de Giselle que nos humaniza".



Giselle Vianna também é autora do livro de poesia Interpeles (2008) e organizou recentemente o livro Tempo de Jabuticabas (2016), com textos da escritora mineira Maria José Carvalho Vianna, sua avó.  Vive em São Paulo desde 2015 e é um exemplo de pau-rodado que seguiu viagem mas trouxe consigo a memória de outro lugar. É o que diz o trecho de um dos poemas do livro, intitulado "Pantanal", que marca sua despedida de Cuiabá: "é preciso um sol mais quente que o nosso desejo/ que nos desperte antes/ que o sonho acabe/ é preciso seguir viagem/ com um Pantanal dentro do peito".


SERVIÇO
Lançamento do livro de poesia Pau-rodado, de Giselle Vianna
Patuscada Livraria Bar e Café
Rua Luis Murat, 40 - Vila Madalena, São Paulo
08/dezembro
19:00 - 23:50

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário